Michelle Zauner, conhecida no mundo da música com sua banda Japanese Breakfast, prova que também é excelente na escrita. A autora nasceu na Coreia do Sul, mas com menos de 1 ano de idade foi morar nos EUA e cresceu em uma pequena cidade do estado de Oregon.
Filha de pai estadunidense de origem judaica e mãe coreana, ela conta sua história, que envolve principalmente a perda precoce da sua mãe para um câncer e toda sua memória afetiva envolvendo a culinária coreana - reproduzir os vários pratos que comeu durante sua vida tornou-se algo terapêutico para ela.
O título original menciona o H Mart, que é uma rede de supermercados de origem coreana, a melhor fonte de ingredientes para a autora preparar seus pratos coreanos - e onde, inevitavelmente, ela se põe a chorar ao ver os ingredientes e lembrar da sua mãe, que muitas vezes a orientou por telefone sobre como fazer um prato.
O livro se originou a partir de um texto publicado no The New Yorker com o mesmo título, que fez sucesso na época e levou a Michelle assinar um contrato para escrever um livro, que trata sobre luto, identidade, culinária, relação entre mãe e filha e transição de adolescência para a vida adulta de uma forma muito bonita.
Todo o processo de escrita levou Michelle a entender melhor a sua mãe, cujo relacionamento durante sua adolescência foi bastante conturbado, principalmente pelas diferenças culturais entre Coreia e EUA.
Menção honrosa à capa brasileira, que foi ilustrada pela Ing Lee e ao ler peguei todas as referências que a levaram a fazer a capa - além dela ter um traço incrível!
O livro teve sua adaptação para filme confirmada e mal posso esperar para derrubar várias lágrimas no cinema! Acho que um dos livros de não-ficção que mais gostei de ler na vida e acho que esse livro merecia ser mais famoso aqui no Brasil (lá nos EUA bombou em 2021/22!).
Livro: Aos prantos no mercado
Autoria: Michelle Zauner
Nota: 5/5
Comentários
Postar um comentário